Manutenção Preventiva
A manutenção preventiva de ar-condicionado é uma intervenção previamente programada que tem o objetivo de realizar ajustes que visam a conservação do equipamento, de modo a minimizar a ocorrência de possíveis falhas e eliminar defeitos que podem se tornar problemas mais sérios no futuro.
Os malefícios causados pela falta de manutenção preventiva do aparelho de ar condicionado incluem tanto o mau funcionamento deixando o consumo da maquina muito elevado e possibilitando falhas repentinas como o oferecimento de um ar de má qualidade para as pessoas, que podem desenvolver doenças respiratórias, infecciosas ou alérgicas.
Problemas como esses são considerados críticos do ponto de vista ambiental e de saúde pública e, para evita-los, foi sancionada a Lei 13.589/2018, que torna obrigatória a realização de manutenção periódica do ar-condicionado em prédios públicos e privados (comerciais). O objetivo é justamente proporcionar às pessoas um ambiente interno de boa qualidade, além de minimizar o desenvolvimento de doenças.